Desde o seu início, há mais de 170 anos, a Ybarra apostou na qualidade e na inovação, o que a levou a tornar-se líder no sector agro-alimentar do mercado espanhol. A tradição exportadora da Ybarra remonta às suas origens e, actualmente, a marca está presente nos 5 continentes e em mais de 60 países, entre os quais se encontram os Estados Unidos, Noruega, China, Brasil, Rússia, Uruguai, Colômbia, México, etc.
1842
A Ybarra foi fundada em 1842 pelo Sr. José María de Ybarra. Desde o início, a empresa dedicou-se totalmente à elaboração do azeite virgem extra. Mais tarde, o negócio foi ampliado ao mercado de vinagres, azeitonas, maioneses e molhos. 1876
A Ybarra aumenta a sua presença a nível internacional. Os seus azeites conseguiram, já em 1876, o prémio para a Qualidade da Feira Philadelphia (Estados Unidos). 1929
A Ybarra participou na Exposição Universal de Sevilha, consolidando a sua imagem e dando a conhecer a sua alta capacidade como empresa azeiteira. 1945
Inova-se ao embalar o azeite em garrafas de plástico para se facilitar o uso na cozinha do consumidor e se favorecer a produtividade das suas instalações. 1968
Começam a ser comercializadas maioneses e molhos com a marca Ybarra, revolucionando o sector e convertendo-se numa marca líder nacional nesta categoria. 1970
Aumenta-se a distribuição e a presença da Ybarra em países como os Estados Unidos e o México. 1975
Lança-se o primeiro anúncio da Ybarra na televisão. Com um grande êxito publicitário, chegou a fazer parte do imaginário colectivo na Espanha. 1985
A Ybarra foi pioneira no embalamento do azeite em Tetra Brick. Uma vez mais a marca adapta-se às necessidades do consumidor, facilitando o uso do produto aos consumidores nas suas cozinhas. 1986
A Ybarra aumenta a sua distribuição em países da Europa, sendo significativa a exportação para a Noruega, onde colaboramos com a LHL, associação norueguesa de doentes com problemas cardiovasculares. 1988
Lança-se o segundo êxito publicitário da Ybarra na televisão. Hoje em dia, o “Olé, Olé” da Ybarra é já uma insígnia. 1990
A Ybarra aumenta consideravelmente a sua distribuição no mercado chinês, chegando a converter-se numa das marcas líderes de azeite de origem espanhola. 1993
O azeite virgem extra Ybarra chega à Rússia. 1995
A Ybarra consegue a certificação de qualidade ISO 9002, sendo uma das primeiras empresas do sector do azeite a obtê-la. 2005
Lança-se a nova concepção de garrafa de vidro para embalar os melhores azeites virgens extra da Ybarra a nível nacional e internacional. 2006
Nova geração de embalagens PET para maioneses e molhos, com válvula extra-controlo e lacre de garantia. 2007
A Ybarra obtém o reconhecimento pela qualidade dos seus processos com as certificações internacionais IFS e BRC. 2011
Actualização da concepção da embalagem de toda a gama de maioneses e molhos para os tornar mais atractivos para o consumidor, assim como mais seguros, graças à sua nova tampa de segurança que o embalamento no vácuo garante. 2012
Lança-se a primeira maionese Leve Sem Açúcares do mercado. Baixa em gordura e com o selo da Sociedade Espanhola de Diabetes. Um produto criado para pessoas com diabetes e para as que desejam seguir uma dieta pobre em gorduras e sem açúcares. 2013
Actualmente a Ybarra continua a trabalhar para chegar a consumidores de todo o mundo, exportando azeites e uma forma de entender a gastronomia através da Dieta Mediterrânica, com novos produtos que respondem às necessidades de cada cultura e consumidor.